sábado, 29 de maio de 2010

O Incrível Rapaz que Comia Livros



de Oliver Jeffers,
Editado em 2008 pela editora Orfeu Negro (colecção Orfeu Mini).
A deliciosa história de um rapaz que, antes de gostar de ler livros, comia-os. E quanto mais livros comia, mais esperto ficava… Um livro espectacular em todos os sentidos, pais e filhos vai delirar…
A obra venceu o prémio de Melhor Livro Infantil 2007, atribuído pela Irish Book Awards.

Também do mesmo autor, O Coração e a Garrafa (Colecção Orfeu Mini).



Um abraço...


Fomentar o gosto pela leitura

Reconheço a importância da leitura regular de livros, no desenvolvimento da capacidade verbal, da criatividade, da imaginação e como forma de expandir os nossos conhecimentos. É uma actividade recompensadora e por isso deve ser estimulada. Neste sentido, despertar o gosto pela leitura nos filhos é um objectivo de todos os pais. Não é tarefa fácil, requer algum trabalho até ver resultados. Sou mãe de uma criança que ainda está longe da idade para aprender a ler, no entanto, este é já um ponto que me preocupa. Escrevo aqui a minha opinião e algumas dicas...

A criação de hábitos de leitura deve ser iniciado o mais cedo possível, não só pelo manuseio, como também pela história contada. As crianças podem aprender a gostar de ler através de pequenos gestos como, a leitura regular de histórias infantis e frequentar espaços de leitura. Hoje em dia, existem no mercado diversos livros adequados a crianças de todas as idades, inclusive para crianças de idade inferior a 1 ano (livros impermeáveis e de folha grossa).

Falo aqui um pouco da minha experiência... De inicio escolhi livros de imagens com desenhos coloridos impermiaveis para o banho e de tecido. Mais tarde preocupei-me em encontrar livros com imagens reais, ou seja, mais fotografia e impressas em folha de cartão.
Após o primeiro ano comecei a mostrar e explicar o que constava nos livros, baseando-me nas imagens do livro e em gestos. Comprei uma estante para o seu quarto, para que os seus livros estivessem num local que lhe seja visível e acessível (vêr foto).

Próximo dos dois anos de idade, começei a ler pequenas histórias pois a capacidade de concentração destes pequenotes é ainda reduzida. Continuei a utilizar as ilustrações para explicar as histórias e uma linguagem que fosse para ele mais familiar. Aos poucos, quando ele já entendia um pouco da história ia introduzindo o vocabulário novo apresentado no texto.

Um outro passo é criar uma rotina para a leitura de histórias. Eu escolhi a hora do bacio, pois esta era das poucas em que ele parava sentado durante um certo tempo e estava mais aberto a novidades. Resultou, pois antes de dormir, ocorre a hora do bacio e consequentemente uns minutos com os livros. Chegada a hora de ir para a cama, grita que quer uma história. A mesma história é repetida vezes sem conta mas também tenho o cuidado de lhe expor novas histórias. Escolhe a história que quer ouvir, mas também, tem curiosidade quando lhe oferecemos um livro novo.

Importante é também, conseguir desviar a atenção das novas tecnologias. No meu tempo era a televisão, e confesso que fui viciada em ver televisão. Os meus pais tinham dificuldade em conseguir afastar-me daquele pequeno ecrã. Hoje reconheço que foi um erro e talvez por isso seja para mim coisa preocupante.

Por vezes, depois de um dia de trabalho, completamente exausta e com pouca vontade de ler histórias faço um pequeno esforço para que não falte a história (ou histórias) no final do dia. Mas este esforço vai valer a pena...

Espero que as minhas dicas tenham ajudado e deixo-vos com
um abraço...

domingo, 2 de maio de 2010

Concerto para bebés

Neste dia da mãe, a ida a um concerto para bebés foi uma boa ideia…
Poder estar juntinho ao seu filho a ouvir boa música e a ver todos aqueles bebés a sua volta é realmente maravilhoso.
São concertos especiais que se realizam no Centro cultural Olga Cadaval, em Sintra, para bebés até aos 3 anos.
Vale a pena experimentar…

Um abraço