domingo, 25 de julho de 2010

Bicicleta de madeira Janod bikloon racing

Para crianças mais aventureiras, a minha sugestão é uma Bicicleta de madeira. Apresento aqui o modelo da marca Janod (Janod bikloon racing). Com a versão para menino e para menina.
É uma bicicleta com um design actual, tão leve que as crianças podem transportar. Não tem pedais, para adquirir correctamente a noção de equilíbrio. A criança pode assim aprender mais facilmente a andar sem rodinhas! Permite ajustar a altura do selim (5 posições entre 44 e 56 cm). As rodas são de ar para melhor controlar a estabilidade da bicicleta. É mais uma sugestão para desfrutar o ar livre. O seu filho não vai querer outra coisa...

Um abraço...


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Radio Flyer Triciclo Classíco

Sugestão para aniversário ou Natal:

É um triciclo de sonho, recorda-me a minha infância. Tem um design clássico e é fabricado em aço robusto. O assento é regulável e as rodas sólidas com raios de aço e pneus de borracha. Guarda-lamas e guiador cromado. Produto disponível nas lojas Imaginarium. Uma ideia para desfrutarem de bons momentos ao ar livre. Classificação etária: 2-5 anos


um abraço...

domingo, 11 de julho de 2010

O Nabo Gigante


de Aleksei Tolstói (1883-1945),
Editora: Livros Horizonte

Um conto hilariante de origem russa, que narra a história de um simpático casal de velhinhos que tentam colher um nabo enorme. Como não conseguem arrancar o legume da horta, recorrem à ajuda de todos os animais da quinta, mas somente quando entra em cena um pequeno rato é que, pop!, o nabo gigante se solta da terra, provando que o menor de todos faz a diferença. A situação comprova que o companheirismo é o elemento fundamental para o sucesso da empreitada. Esta nova versão é enriquecida com as belíssimas ilustrações de uma premiada artista irlandesa, Niamh Sharkey.

Classificação etária: <5

As Coisas Lá De Casa

Uma Série de José Miguel Ribeiro

Cinema para crianças, no centro Cultural Olga Cadaval, dia 17 de Julho, pelas 16h00. É no próximo fim-de-semana, reserve já o seu bilhete (3,00 euros).

“26 histórias cantadas em plasticina, para crianças até aos 6 anos, cujos personagens principais são as coisas lá de casa: a tesoura e a agulha, a roupa e as molas, o lápis e a borracha, ... Na verdade, os objectos com que os mais novos realmente se entretêm para aprenderem a crescer imitando os mais velhos. Do realizador da animação portuguesa mais premiada de sempre (A Suspeita), As Coisas Lá de Casa irão proporcionar momentos inesquecíveis aos mais novos.”

Classificação etária: > 3 anos

terça-feira, 6 de julho de 2010

Jardim Zoológico

E como o calor já se faz sentir, os passeios e actividades ao ar livre são a minha sugestão. Para começar porque não passar um dia, ou uma tarde, agradável no Zoo. As crianças adoram...


Um abraço...

Os burros

de Adelheid Dahimène e de Heide Stöllinger

Mais uma excelente obra da editora Orfeu Negro (versão Mini).

“Burros conta a história enternecedora de um casal de burros que celebra o aniversário das suas bodas de prata. Porém, uma pequena discussão e muita casmurrice fazem com que cada um siga o seu caminho em busca de novo parceiro. Depois de vários encontros e desencontros, acabam por perceber que não é assim tão fácil substituírem-se um ao outro…Uma história de amor, teimosia e reconciliação contada com humor e forte expressividade gráfica.”



Um abraço...

domingo, 4 de julho de 2010

Petit Gateau de Chocolate

Os bolos de chocolate nunca me despertaram interesse, mas quando provei os Petit Gateau de Chocolate do Pingo doce (congelados), não quero outra coisa. OK é doce mas são irresistíveis.
Colocar durante 30 seg. no microondas e está pronto. Acompanhar com gelado de nata e a mistura do quente com o frio do gelado é divinal. Uma óptima opção para quem como eu tem pouco tempo para estar na cozinha.
Experimentem…

Um abraço…


Deixar as fraldas

Não sou especialista, apenas vou falar da minha experiência como mãe. Deixar as fraldas é uma conquista importante para todas as crianças. Porém a disponibilidade dos pais para ajudar nesta tarefa é um factor muito importante. Para as crianças que frequentam o infantário e cujos pais trabalham, não é tarefa fácil. Esta é a minha situação. No entanto, quando queremos e nos empenhamos tudo conseguimos. É preciso não esquecer que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento nas diferentes fases e esse tempo tem que ser respeitado. Vou então, deixar algumas dicas que resultaram com o meu filho.

Por volta dos dezasseis meses coloquei um bacio no quarto. Ele olhava e mexia no bacio com alguma curiosidade. Quando já estava acostumado à presença de tal objecto passei à fase seguinte, para que serve e como se usa.
Comecei no final do dia, pois durante o dia para nós era impossível. Tínhamos actividades, como ler livros, jogar jogos e até brincar com alguns brinquedos que requerem algum tempo de concentração. Para tal era necessário estar sentados e porque não no bacio. Foi ficando sentado certos períodos de tempo até que um dia aconteceu fazer um chichi e fizemos uma grande “festa”. Espantado com o sucedido e com a reacção que desencadeou nos pais, não tardou a repetir. E sempre que repetia nós respondíamos com a mesma “festa”.

Por volta dos 18 meses e com a chegada do bom tempo, vestia-lhe roupas leves e tentava que ele pedisse para fazer cocó. Como ele gostava de ver a nossa reacção começou a dizer cocó, e após tal palavra lá ia a família a correr para fazer a “festa”. Por vezes não chegávamos a tempo, mas o importante é que ele nos tinha chamado. A coisa foi-se repetindo e em casa o meu filho praticamente não usava fraldas. Nesta fase a cooperação do infantário, não foi a melhor, pois esperam pelos 2 anos para colocarem as crianças no bacio e não atenderam ao nosso pedido. Não compreendi muito bem esta atitude...

Durante as Férias (Julho-Agosto), foi possível dar o grande salto...Nesta fase, as saídas de casa tinham que ser planeadas. O inverno aproximava-se, tive algum receio, no entanto sabia que não convinha voltar atrás. Tentava que fizesse chichi antes de sair de casa e a mala continha fraldas e uma muda de roupa. O bacio acompanhava-nos para todo o lado. Dois meses depois já estava tudo controlado.  Proximo dos 2 anos (Outubro), e finalmente com a com ajuda no infantário, as coisas já decorriam normalmente e sem stress.
Escolha do bacio
No mercado existem vários tipos de bacios e muitos têm um formato anatómico que os torna mais cómodos. Experimentei vários e a minha selecção vai para o apresentado na imagem. É um produto do IKEA, simples, base larga e estável principalmente muito confortável, pois tem a altura necessária para as suas perninhas e uma profundidade razoável. Existe em diversas cores e tem uma linha moderna, O preço é para todas as carteiras...

Esperemos que estas dicas sejam uma grande ajuda. Pode também relatar a sua experiencia nesta fase e deixar a sua sugestão.



Um abraço...

“Alice no País Maravilhas”, Lewis Carrol


Ilustração de Lisbeth Zwerger,

Esta nova edição das suas Aventuras no País das Maravilhas não deixaria certamente de agradar à própria Alice, cheia como está de fantásticas e belas ilustrações da autoria da famosa ilustradora Lisbeth Zwerger.












Um abraço...

"O lago dos cisnes", Tchaikovsky



Ilustração de Lisbeth Zwerger,
Editora Ambar.



“O LAGO DOS CISNES é talvez o mais apreciado ballet de todos os tempos. Vencedora do prémio Hans Christian Andersen, LIsbeth Zwerger empresta a sua visão singular a uma extraordinária adaptação ilustrada da obcecante história de uma princesa encantada sob a forma de cisne. Esta versão baseia-se no primeiro ballet de Tchaikovsky, de 1877 (com o seu final feliz, em que o verdadeiro amor vence tudo), e não na trágica versão de 1893, em que é melhor conhecida. As ilustrações, luminosas, líricas, cheias de graça e beleza, evocam de forma soberba o esplendor do ballet e o encanto universal deste bem amado conto de fadas.”

Num clarão, o lago ficou banhado de uma luz tremeluzente e diante dele ergueu-se a mulher mais linda que ele jamais vira.
“Eu sou a Rainha dos Cisnes”, disse “ sou o cisne que tentaste matar.”


Um abraço...

O principezinho





Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry, escritor, ilustrador e piloto da II Guerra Mundial, ; que nos deixou o verdadeiro tesouro que é "O Principezinho", que já vai a caminho dos 70 anos (foi publicado pela primeira vez em 1943), e continua tão actual.




Um abraço...