segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tapada de Mafra

Para os apaixonados por animais, proponho explorar a tapada de Mafra, uma área que se estende por 819 hectares e onde os animais vivem em liberdade (como javalis, veados, gamos, um lobo e outras espécies mais pequenas ou difíceis de avistar em liberdade, como rãs, sapos, salamandras, cágados, cobras de água, víboras cornudas, raposas, coelhos bravos, sacarrabos, texugos, doninhas e ouriços).
Para além dos passeios de comboio é possível fazer três tipos de percursos pedestres, com distâncias e graus de dificuldade variados, um percurso de BTT ou equestre (nos dois casos é preciso trazer o transporte, ou seja, a bicicleta ou o cavalo), visitas nocturnas, piqueniques, tiro ao arco ou até mesmo caça, para profissionais.

Um abraço...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Leonardo, O Monstro Terrível

de Mo Willems
Editora: Orfeu Negro (Colecção Orfeu mini)

História de um monstro que não consegue assustar ninguém, nem mesmo o menino mais assustadiço do mundo inteiro… Uma história sobre a amizade e escrita com humor, em que a linguagem simples associada à imagem permite a fácil compreensão da história por parte da criança. Ilustrada no inconfundível estilo minimalista de Mo Willems.

Sinopse:
O Leonardo é um monstro terrível. Pequeno, felpudo e... inofensivo. Faz caretas, acrobacias e trinta por uma linha, mas, por mais que se esforce, não consegue assustar ninguém. Decidido a pregar um susto de morte a alguém, o Leonardo procura o menino mais assustadiço do mundo inteiro. Conseguirá o monstro pô-lo a tremer como gelatina? Ou irá lembrar-se de algo melhor?
um abraço...

O Livro do Buraco


De Peter Newell,
Editor: Librumpress

Uma surpresa…
Depois de Orfeu Mini nos ter presenteado com a obra “O Livro Inclinado” (que é literalmente inclinado) em 2008. Chegou a vez de O Livro do Buraco (que é realmente esburacado) um outro clássico de Peter Newell, escritor e ilustrador infantil no final do século XIX. A edição portuguesa inclui as páginas 36 e 37 suprimidas em edições americanas.
Edição original: http://www.nonsenselit.org/newell/hole/index.html

Sinopse:
Um menino dispara uma arma e a poderosa bala fura a parede e abre caminho através de todos os obstáculos que vai encontrando(...) Como irá tudo acabar?
Um abraço...

Os ovos misteriosos


De Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Manuela Bacelar
Editor: Edições Afrontamento

O amor e a dedicação de uma mãe galinha para com a sua ninhada, muito diversificada são compensados no momento em que esta se encontra apavorada. A afinidade familiar sobrepõe-se às diferenças e com a participação de todos a história tem um final feliz.
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Sinopse:
Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.

Um abraço...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O dia em que a mamã ficou com cara de chaleira

de Raquel Saiz
Ilustração: João Vaz de Carvalho
Editor:OQO

Uma história repleta de imaginação e magnificamente ilustrado por João Vaz de Carvalho. Dê uma espreitadela...
Faixa etária: +3anos

Sinopse:
A mamã do Marquinhos estava tão zangada que começou a deitar fumo pela boca como se fosse um dragão. Nesse momento, o nariz transformou-se num bico; e a sua orelha esquerda, numa asa. Finalmente, Marquinhos apanhou do chão uma chaleira que se parecia muito com a sua mãe. Assustado, o menino foi ter com a vizinha, a avó Lubi, o tio Jesús, o amigo Chico, o bibliotecário, o senhor Inácio... mas ninguém parecia poder resolver a situação.
Uma abraço...

O Estranho Mundo de Jack


De Tim Burton
Editora: Orfeu Negro (Colecção Orfeu mini)

E para os ademiradores do cineasta Tim Burton, agora também em livro "O estranho mundo de Jack". Burton é também autor de A Morte Melancólica do Rapaz Ostra & Outras Estórias, publicado pela Antígona.

Sinopse:
História que inspirou o filme com o mesmo título, é já um clássico infantil e conta-nos a história de Jack Esquelético numa assustadora véspera de Natal. Uma noite, enquanto passeia entediado na floresta de Halloween, Jack encontra algo que nunca vira antes: uma porta esculpida numa árvore. Ao abri-la, Jack entra no mundo alegre e cintilante da Cidade do Natal!Maravilhado com tanta luz e animação, Jack decide raptar o Pai Natal e levá-lo para Halloween, planeando as mais medonhas traquinices para a véspera de Natal.Um mundo fantástico e irreverente que promete tantas gargalhadas como sustos!

Um abraço...

A Girafa que Comia Estrelas


De José Eduardo Agualusa
Editor: Dom Quixote

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.Faixa etária: +3anos

Sinopse
Era uma vez Olímpia, uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e Dona Margarida, uma galinha do mato com a cabeça cheia de frases feitas. Conhecem-se e ficam amigas. Queriam resolver o problema da seca que tanto prejudicava a sua terra. Será que conseguiram?

As crianças já não brincam na rua

É certo que os temos mudaram… a insegurança e a falta de tempo dos pais são uma realidade. Vivo num ambiente de cidade, onde os vizinhos depressa se recolhem para as suas casas, evitando conversas com a vizinhança.
Tenho apenas um filho e uma das minhas mágoas é que ele não possa brincar na rua com os seus amigos, mesmo sob o olhar atento dos pais. Isto porque, as crianças já não brincam na rua. Se for bater à porta do vizinho, posso ser recebida com alguma desconfiança, ou até mesmo, mal recebida.
Na minha infância, se queria brincar com amigos, sabia que na rua estaria algum. As brincadeiras eram muitas, desde jogar à bola, à macaca, saltar ao elástico e muitas mais…
Hoje os pais, com o pouco tempo que têm para si e para os seus filhos, preferem que estes estejam sentados no seu sofá, consumindo tudo o que são canais de TV oferecem, jogos electrónicos, etc. Porque estando no seu sofá, estão seguros e não têm que ter “trabalho” em acompanha-los na rua. No entanto, a Obesidade infantil é outra realidade, uma consequência da inactividade física e dos maus hábitos alimentares. Quando vou com o meu filho ao parque infantil, observo que também aqui os pais brincam com os filhos afastando a possibilidade de estes brincarem com as outras crianças. É o retrato da sociedade individualista em que vivemos. Que futuro queremos para os nossos filhos?

Um abraço...


Teatro - O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos

TIL - Teatro Infantil de Lisboa,
de 24-10-2010 a 22-06-2011

Uma adaptação da obra de Tchaikovski, encenado por Fernado Gomes.
As sessões realizam-se de quarta a sexta-feira para grupos escolares; e aos fins-de-semana e feriados às 15h00 para o público em geral.

Sinopse:
A acção decorre na Noite de Natal, em S. Petersburgo, no século XIX.
Os jovens Clara e Fritz, a sua Mãe, um Mordomo, um Criado e duas Criadas, aguardam a chegada do Padrinho de Clara, antigo Mágico e dono de uma Loja de Brinquedos, e do seu sobrinho, Rudolfo, que eles ainda não conhecem.
Clara e Fritz estão impacientes e curiosos: ele, um miúdo vivaço e irrequieto, porque está desejoso que chegue a hora de receber os presentes, ela, sensível, doce e sonhadora, porque está desejosa de conhecer Rudolfo.
Quando finalmente o Padrinho aparece, com um trenó carregado de prendas, informa que o Sobrinho só poderá chegar mais tarde. Mas enquanto Rudolfo não chega oferece um presente a Fritz e outro a Clara e sobre cada um dos presentes o antigo Mágico conta uma história fantástica, cativando assim a atenção dos dois jovens, por quem sente uma enorme ternura.
Fritz fica entusiasmado com um verdadeiro número de magia; Clara, recebe um invulgar Quebra Nozes... conta o Padrinho que ele havia sido um belo Príncipe, mas que continuaria encantado, até que um dia apareça alguém para quebrar aquele feitiço.
Depois... a doce Clara entra no Mundo dos Sonhos... a fantástica história daquele Príncipe Encantado torna-se realidade... e ela decide ajudá-lo a libertar-se do feitiço...
É então que Clara e o Quebra Nozes vão enfrentar o terrível Rei dos Camundongos e assim se vêem envolvidos numa fantasiosa aventura, ao longo da qual também conhecem a Fada da Neve, três Pinguins, o Rei Bom-Bom, a Rainha Boa-Boa, a Princesa Açucarada e o Príncipe Chocolate.
A história chega ao fim quando Clara desperta e percebe que toda aquela aventura, onde criou laços de grande amizade com o Quebra Nozes, não passou dum sonho... e nesse sonho, a mãe era a Rainha Boa-Boa, o Padrinho o Rei Bom-Bom, o irmão o Príncipe Chocolate, a meiga Lara a Princesa Açucarada e o Mordomo o Rei Camundongo!... Mas é-lhe desconhecido o rosto do Quebra Nozes!...
E só quando finalmente chega Rudolfo, o sobrinho do Padrinho... ela acaba por descobrir que afinal era ele o Príncipe Encantado do seu sonho!

Quinta dos Amarelos - Monforte

A quinta dos Amarelos possui um Aldeamento turístico no Alentejo com excelentes condições, o ideal para famílias.
Habitações individuais e acolhedoras, caiadas de branco, como manda a tradição Alentejana e garantindo privacidade.
Rodeados de oliveiras e capim, característicos da região, podemos repousar, divertir-nos e desfrutar de
Actividades equestres, passeios de carroças, moto 4, a prática de ténis e para os mais radicais de BTT.Nada melhor do que experimentar...mesmo que seja um fim-de-semana.
Para mais informaçoes aceda: http://www.amarelos.com/pt/inicio.html

Um abraço...



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Pequeno Inventor

De Hyun Duk,
Editor: Orfeu Negro

Mais um belíssimo conto da colecção Orfeu Mini. O pequeno inventor é um conto da autoria do escritor coreano Hyun Duk e ilustrado por Cho Mi-ae. Hyun Duk nasceu em 1909 na cidade de Seul. Escreveu diversos livros para crianças, entre os quais O Pequeno Inventor. Este conto tem como protagonista Noma, um menino que quer construir um comboio. O melhor comboio de sempre!
A História visa a elaboração de um projecto, desde o seu planeamento, a pesquisa e por fim concepção.


Sinopse:
Com uma tesoura numa mão e uma caixa de cartão na outra, Noma começa por cortar a chaminé e as rodas do seu comboio. Mas quantas rodas tem um comboio? E quantas carruagens? De quantos lugares?Não é fácil, mas Noma decide consultar o Livro dos Comboios. No final, perante o seu novo brinquedo, Noma sente-se um verdadeiro inventor!


Um abraço…

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Parque de Monsanto

Dias bonitos neste fim-de-semana em Fevereiro! Apareceram os primeiros raios de sol após uma grande temporada de frio. Uma sugestão para
Aproveitar dias como estes e desfrutar do que a natureza nos proporciona, é a passagem a pelo parque de Monsanto, mais propriamente na Alameda Keil do Amaral. O parque do Monsanto é o maior espaço verde de Lisboa (com cerca de 900 hectares) também conhecido por ser o "pulmão" da cidade. Este parque está equipado com ringue e rampas para skates, patins e bmx. O parque oferece também percursos pedestres e cicláveis, agradáveis para pequenos e graúdos… Adicionar imagem

Um abraço...


sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Fantasma dos Canterville

De Oscar Wilde,
Editora: Dom Quixote


Um divertido conto de Oscar Wilde, no qual é feita uma crítica à sociedade Americana. Neste livro estão incluídos os contos "O Pescador e a Sua Alma", "O Dia dos Anos da Infanta", "A Esfinge sem Segredo" e "O Crime de Lorde Arthur Saville".


O autor narra-nos a história de um fantasma que há mais de trezentos anos habita no castelo dos Canterville, aterrorizando sucessivas gerações. No entanto, quando uma família americana compra o castelo, tudo se altera: o fantasma perde o seu poder e o pior mesmo é que as crianças acabam mesmo por lhe pregar partidas. O fantasma acaba por encontrar o repouso eterno graças à coragem e à bondade da jovem Virgínia Otis.

Um abraço...

Se os Bichos se Vestissem como Gente


de Luísa Ducla Soares
Editora: Civilização

Uma história curiosa, que sublinha o ridículo que seria se os animais se vestissem como gente, que peças de roupa e adereços lhes colocaríamos tendo em consideração o seu corpo e fisionomia. Um livro com magnificas ilustrações de Teresa Lima.
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Sinopse:
Se os bichos se vestissem como gente quantos cintos teria uma cobra e como é que o porco-espinho vestia as camisas?Se a centopeia andasse calçada, quantos pares de sapatos precisava de comprar? Esta e outras perguntas malucas são feitas por Luísa Ducla Soares para desenvolver a imaginação das crianças.

Um abraço...