sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia da Mãe

Sugestões de Leitura para o dia da mãe…

Quando a Mãe Grita...
De: Jutta Bauer
Editora Gatafunho

Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do educador ou dos pais.

Sinopse:
Ao observarmos este pequeno álbum ilustrado, percebemos que os pequenos pinguins sentem exactamente o que sentem as nossas crianças. Um diz, a mãe do nosso pinguim zangou-se: perdeu a paciência e deu um grito! O pequeno pinguim ficou desfeito. A cabeça voou até ao espaço, o seu corpo foi pousar sobre as ondas do mar, as asas desaparecem no meio da selva, o bico anda perdido no meio dos montes e a cauda (imagine-se!) foi parar a uma grande cidade, no meio do trânsito. Primeiro, as suas patas ficaram paralisadas, mas, depois, começaram a correr, até que chegaram ao deserto; aí, pararam para descansar. E porquê no deserto? Porque surgiu um refrescante sombra.

Era a mãe do pequeno pinguim, que, depois de ter gritado, fora ao encontro de cada pedaço do filho e, com paciência, linha e agulha, já tinha unido quase todos, faltando só as patas. "Desculpa...", disse ela, abraçando o filho e levando-o consigo.

Através da sua magnífica ilustração (tão suave e expressiva), Jutta Bauer não poderia ter encontrado melhor maneira de dizer esta palavras tão simples, "desculpa", no momento certo. Com este livro, os filhos aprendem o quanto os pais os amam (mesmo quando perdem a paciência); e também os pais aprendem algo de importante: pedir desculpa e abraçar um filho não é um sinal de fraqueza, mas antes um sinal de amor.

Selma
De: Jutta Bauer
Editora Gatafunho



Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Sinopse:
A ovelha mais feliz do mundo. Este pequeno livro verde cabe no bolso. Pode acompanhá-lo para qualquer lugar e surpreender quem consigo se cruze... Apesar de pequeno, trata de um tema intenso: «O que é a felicidade?». Selma aprecia a vida na sua essência e, por isso, vê beleza naquilo que é comum. E nem se tivesse mais tempo ou se ganhasse na euromilhões alteraria os seus hábitos. Ela comeria um pouco mais, conversaria mais com as crianças, dormiria mais e continuaria a praticar desporto. As ilustrações de Jutta Bauer são de uma beleza singela, retratando uma Selma rechonchuda, simpática e muito carismática, capaz de fazer sorrir até os menos bem-humorados. O livro está traduzido em mais de dez idiomas e ultrapassou a barreira dos quatrocentos mil exemplares vendidos em todo o mundo, provando assim que a mensagem de Selma é universal. Selma dá o seu recado aos pequenos e aos adultos, mostrando que, se o tempo é curto, o melhor a fazer é desfrutá-lo integralmente.

Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti
De Sam McBratney Anita Jeram
Editor: Editorial Caminho


Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Sinopse:
Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas como descobrem a Pequena Lebre Castanha e Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir!

Um abraço...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

81ª Feira do Livro de Lisboa

Importante relembrar a abertura da 81ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorrerá de 28 de Abril a 15 de Maio de 2011 no Parque Eduardo VII.
Veja as nossas sugestões e faça a sua lista.

Um abraço...

Cinema de Animação para Crianças

Ema & Gui
Dodu – O Rapaz de Cartão
A Ilha das Cores

5 de Junho no CentroCultural Olga Cadaval, pelas 11h00, no Auditório Acácio Barreiros...
Sessão de curtas e curtinhas para os mais pequenos. Vamos conhecer Ema, uma menina sonhadora que tem um par de botas mágicas e um amigo imaginário chamado Gui, e Dodu, um rapaz de cartão que também tem uma amiga especial: a joaninha Carica. Por fim, vamos aprender com muita cor, música e afecto de A Ilha das Cores!
Indicado para crianças dos 3 anos aos 6 anos

 Um abraço...

domingo, 10 de abril de 2011

Lágrimas de crocodilo

De: André François
Editora: Bruaá

Publicado em 1956, na tentativa de explicar o significado de “lágrimas de crocodilo” a uma criança, o autor leva-nos à mirabolante história de uma viagem ao Egipto… a história envolve várias peripécias e afastando-se do tema… só lendo…

Neste blog faltava-me fazer referência à Editora Bruaá, cujos livros por ela editados primam pela qualidade, não apenas da obra literária, mas também pela apresentação da mesma. Sem dúvida originais…

Perdido e Achado

De: Oliver Jeffers
Editora: Orfeu Negro

«Do mesmo autor de O Incrível Rapaz que Comia Livros e de O Coração e a Garrafa.»

Sinopse:
Era uma vez um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta…O menino não sabia de onde é que ele aparecera nem a quem pertencia. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa e, juntos, rumaram ao Pólo Sul…

MELHOR LIVRO DO ANO 2006  BBC Television
MEDALHA DE OURO 2005  Nestlé Children’s Award



Um abraço...

A Odisseia De Edward Tulane

De Kate DiCamillo
Ilustrador: Bagram Ibatoulline
Editora: Gailivro

É um livro comovente, escrito com uma linguagem simples, rica em simbolismos e verdades. Os capítulos são razoavelmente curtos e acompanhados de boa ilustração. Mais um livro para as crianças que os adultos também devem ler.

Sinopse:
Era uma vez um coelho de porcelana chamado Edward Tulane. O coelho vivia feliz com a sua dona, Abilene, uma menina que o adorava mai s que tudo! Mas um dia, Edward perde-se... Kate DiCamillo leva-nos numa viagem extraordinária: Das profundezas do oceano às redes de um pescador, do cimo de um monte de lixo ao acampamento de sem-abrigos, da cabeceira de uma criança doente às ruas de Memphis... Bri lhantemente ilustrado por Bagram Ibatoulline.

Um abraço...

A Lenda de Despereaux

Kate DiCamillo
Editor: Gailivro

Despereaux é um rato com umas orelhas enormes e um coração sem tamanho. Um rato grande demais para o pequeno mundo onde vive... Uma história inesquecível escrita para crianças, mas que os adultos devem ler. O romance está repleto de mensagens intemporais importantes sobre a necessidade de nos assumirmos como somos e sobre o poder da redenção.
Faixa etária: 10 aos 12 anos

Sinopse:
«Esta é a lenda de Despereaux Tilling, um rato apaixonado por música, por histórias e por uma princesa chamada Ervilha. É também a história duma ratazana chamada Roscuro, que vive na escuridão, mas anseia por um mundo cheio de luz.
E é a história de Miggery Sow, uma pequena criada pouco inteligente, com um desejo simples, mas impossível. Estas personagens estão prestes a embarcar numa viagem que as fará descer a umas terríveis masmorras, subir a um castelo cintilante e, por fim, entrar nas vidas umas das outras.

Mais de 1 milhão de exemplares vendidos nos E.U.A
- Bestseller do New York Times (mais de 90 semanas no Top)
- Medalha Newbery 2004
- Melhor livro do ano para crianças - Publishers Weekly

Prémios e Distinções:
- Finalista do National Book Award, Young People's Literature
- Seleccionado pelo Book Sense 76
- Vencedor do parent's Choice Silver Honor Award
- Vencedor do Oppenheim Toy Porfolio Gold Award

Um abraço...

domingo, 3 de abril de 2011

Será que a Joaninha tem uma pilinha?

de Thierry Lenain
Editor: Dinalivro

Deixo-vos a sugestão de uma divertida história e que muito poucos conhecem…
Faixa etária: 5-7 anos

Sinopse
Antes de o Max conhecer a Joaninha, o mundo para ele era muito simples: havia os Com-pilinha e os Sem-pilinha. Além disso, os Com-pilinha eram mais fortes que os Sem-pilinha. É óbvio, porque tinham pilinha! Por isso, o Max estava mesmo muito feliz por fazer parte dos Com-pilinha. E quanto às meninas... paciência... Se lhes faltava qualquer coisa, a culpa também não era dele!Mas tudo isso era dantes. Porque uma dia, a Joaninha entrou para a turma do Max.E nos dias e nas semanas que se seguiram, o Max pergunta-se muitas vezes: "Mas que raio de miúda é esta?" É que além de desenhar mamutes em vez de florzinhas patetas, a Joaninha também joga à bola e sobe às árvores (e muito mais alto do que o Max), tem uma bicicleta de rapaz e quando luta está sempre a ganhar. O Max acha que a Joaninha deve ter qualquer coisa de especial... Uma pilinha, provavelmente... E depois de abrir um inquérito descobre que afinal à Joaninha e a todas as meninas não falta nada. O mundo já não se divide entre os Com-pilinha e os Sem-pilinha, mas sim entre os Com-pilinha e os Com-pipi...
Uma colecção divertida e didáctica que ensina o valor da amizade entre os sexos.

um abraço...