domingo, 20 de novembro de 2011

As Viagens de Gulliver

de: Jonathan Swift

Editor: Edições Nelson de Matos

Lemuel Gulliver, cirurgião naval e náufrago, acorda em Lilliput, onde o tamanho minúsculo dos seus habitantes torna as suas discussões e preocupações ridículas. Uma segunda viagem leva-o até ao reino dos gigantes, onde de novo o tamanho lhe dá uma nova perspectiva do comportamento humano. Depois, de novo lançado ao mar por piratas, Gulliver visita uma série de ilhas onde a aprendizagem é mal orientada e a imortalidade é algo a lamentar. A última viagem de Gulliver leva-o à terra dos Houyhnhnms, cavalos racionais, que partilham o seu domínio com os brutais Yahoo. Uma sátira corrosiva que abrange todos os aspectos da humanidade.

O Aniversário da Infanta


De: Óscar Wilde
Editor: Relógio D`Água

Sinopse:
No dia do seu décimo segundo aniversário a infanta recebe, como presente, um anão. Este vive feliz e perante toda a atenção que lhe é dada, acredita que é amado pela infanta. No entanto, quando é confrontado com a sua imagem reflectida no espelho percebe a sua figura grotesca é a razão de todo o entusiasmo. O anão, tem a percepção de que a infanta não o ama e morre. Quando a infanta percebe que o seu anão morreu exigiu que daí em diante todos os bobos da corte não teriam coração.

Livro recomendado no programa de português do 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.

sábado, 12 de novembro de 2011

O Mundo dos Dinossauros

A exposição “O Mundo dos Dinossauros” está presente na Cordoaria Nacional, até ao dia 1 de Janeiro. É uma exposição de carácter didáctico, onde por entre diferentes cenários é possível observar, bem de perto, espécies como o Velociraptors, Oviraptor e T-Rex, e o Braquiossauro. A exposição está aberta todos os dias, das 10h00 até às 18h00 (domingos e feriados até às 19h00, sextas e sábados até às 22h00).

domingo, 6 de novembro de 2011

Os Melhores Contos de Andersen

De. Hans Christian Andersen
Editor: Everest Editora

Indispensáveis em qualquer biblioteca são os grandes contos de Andersen que acompanharam gerações. Este livro reúne a selecção dos melhores contos, enriquecidos com excelentes ilustrações, cheias de pormenor da artista russa Anastassija Archipowa. Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Neste livro constam os contos:

- O guardador de porcos
- A princesa e a ervilha
- A rainha das neves
- O Valente Soldadinho de Chumbo
- O Rei vai nu
- A vendedora de fósforos
- A Pequena Sereia
- O abeto de Natal

Um abraço...