domingo, 4 de julho de 2010

Deixar as fraldas

Não sou especialista, apenas vou falar da minha experiência como mãe. Deixar as fraldas é uma conquista importante para todas as crianças. Porém a disponibilidade dos pais para ajudar nesta tarefa é um factor muito importante. Para as crianças que frequentam o infantário e cujos pais trabalham, não é tarefa fácil. Esta é a minha situação. No entanto, quando queremos e nos empenhamos tudo conseguimos. É preciso não esquecer que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento nas diferentes fases e esse tempo tem que ser respeitado. Vou então, deixar algumas dicas que resultaram com o meu filho.

Por volta dos dezasseis meses coloquei um bacio no quarto. Ele olhava e mexia no bacio com alguma curiosidade. Quando já estava acostumado à presença de tal objecto passei à fase seguinte, para que serve e como se usa.
Comecei no final do dia, pois durante o dia para nós era impossível. Tínhamos actividades, como ler livros, jogar jogos e até brincar com alguns brinquedos que requerem algum tempo de concentração. Para tal era necessário estar sentados e porque não no bacio. Foi ficando sentado certos períodos de tempo até que um dia aconteceu fazer um chichi e fizemos uma grande “festa”. Espantado com o sucedido e com a reacção que desencadeou nos pais, não tardou a repetir. E sempre que repetia nós respondíamos com a mesma “festa”.

Por volta dos 18 meses e com a chegada do bom tempo, vestia-lhe roupas leves e tentava que ele pedisse para fazer cocó. Como ele gostava de ver a nossa reacção começou a dizer cocó, e após tal palavra lá ia a família a correr para fazer a “festa”. Por vezes não chegávamos a tempo, mas o importante é que ele nos tinha chamado. A coisa foi-se repetindo e em casa o meu filho praticamente não usava fraldas. Nesta fase a cooperação do infantário, não foi a melhor, pois esperam pelos 2 anos para colocarem as crianças no bacio e não atenderam ao nosso pedido. Não compreendi muito bem esta atitude...

Durante as Férias (Julho-Agosto), foi possível dar o grande salto...Nesta fase, as saídas de casa tinham que ser planeadas. O inverno aproximava-se, tive algum receio, no entanto sabia que não convinha voltar atrás. Tentava que fizesse chichi antes de sair de casa e a mala continha fraldas e uma muda de roupa. O bacio acompanhava-nos para todo o lado. Dois meses depois já estava tudo controlado.  Proximo dos 2 anos (Outubro), e finalmente com a com ajuda no infantário, as coisas já decorriam normalmente e sem stress.
Escolha do bacio
No mercado existem vários tipos de bacios e muitos têm um formato anatómico que os torna mais cómodos. Experimentei vários e a minha selecção vai para o apresentado na imagem. É um produto do IKEA, simples, base larga e estável principalmente muito confortável, pois tem a altura necessária para as suas perninhas e uma profundidade razoável. Existe em diversas cores e tem uma linha moderna, O preço é para todas as carteiras...

Esperemos que estas dicas sejam uma grande ajuda. Pode também relatar a sua experiencia nesta fase e deixar a sua sugestão.



Um abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário