quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

As crianças já não brincam na rua

É certo que os temos mudaram… a insegurança e a falta de tempo dos pais são uma realidade. Vivo num ambiente de cidade, onde os vizinhos depressa se recolhem para as suas casas, evitando conversas com a vizinhança.
Tenho apenas um filho e uma das minhas mágoas é que ele não possa brincar na rua com os seus amigos, mesmo sob o olhar atento dos pais. Isto porque, as crianças já não brincam na rua. Se for bater à porta do vizinho, posso ser recebida com alguma desconfiança, ou até mesmo, mal recebida.
Na minha infância, se queria brincar com amigos, sabia que na rua estaria algum. As brincadeiras eram muitas, desde jogar à bola, à macaca, saltar ao elástico e muitas mais…
Hoje os pais, com o pouco tempo que têm para si e para os seus filhos, preferem que estes estejam sentados no seu sofá, consumindo tudo o que são canais de TV oferecem, jogos electrónicos, etc. Porque estando no seu sofá, estão seguros e não têm que ter “trabalho” em acompanha-los na rua. No entanto, a Obesidade infantil é outra realidade, uma consequência da inactividade física e dos maus hábitos alimentares. Quando vou com o meu filho ao parque infantil, observo que também aqui os pais brincam com os filhos afastando a possibilidade de estes brincarem com as outras crianças. É o retrato da sociedade individualista em que vivemos. Que futuro queremos para os nossos filhos?

Um abraço...


Nenhum comentário:

Postar um comentário